Moçambique não vai participar da Liga Africana de Basquetebol em Feminino (FIBA Africa Women’s Basketball Africa/AWBL) por não terem disputado a eliminatória de apuramento na Africa Zone Six, em Luanda, Angola.
Trata-se das equipas do Costa do Sol e do Ferroviário de Maputo que deviam defrontar as equipas do Primeiro de Agosto, Inter Clube de Luanda, UNAM Phoenix, da Namíbia, e o UZ Sparks, do Zimbabué.
O Ferroviário de Maputo sagrou-se campeão nacional de basquetebol sénior feminino, na noite de terça-feira (14) , ao derrotar o Costa do Sol por 44-56. O resultado do “play-off” à melhor de três da Final da Liga Moçambicana de Basquetebol – Liga Sasol 2023, foi fixado em 2-0.
As equipas moçambicanas alegaram dificuldades logísticas como as determinantes para as ausências. A mesma justificação coube às equipas da Namíbia e do Zimbabué.
Assim, as equipas angolas garantiram qualificação para a competição continental sem terem disputado qualquer jogo.
De acordo com a FIBA, além das equipas angolanas, estão apuradas para a fase final o Sporting Alexandria e o Al Ahly do Egipto; Autoridade Portuária, do Quénia; Rwanda Energy Group, do Ruanda; Overdose Up Station e Université Douala do Camarões.