Muitos pensam que o CC decidiu correctamente e há aqueles que pensam ao contrário.
Mas algo deve ficar claro, os juízes conselheiros agiram por conta própria, ao ponto de pontapear toda a sua jurisprudência….pelos seguintes motivos :
Primeiro
Sobre a aprovação do Venâncio Mondlane como candidato a presidência da república .
Lembram-se que, a Presidente do CC remeteu para AR a proposta que visava uma série de regalias ao seu favor após a sua reforma no CC? Sim!
Que a Assembleia da República é controlada pela FRELIMO é sobejamente sabido, só que daquela vez, a FRELIMO rejeitou descutir a proposta da veneranda juiza conselheira do CC alegando falta de verba e que a proposta era exagerada.
Só que, a veneranda juiza, vendo sua reforma a fugir pelas mãos, precisou activar o modo chantagem, portanto, é oque vimos a seguir, com a aprovação da candidatura de VM para a corrida eleitoral ,a FRELIMO ficou em choque e vários membros nas redes sociais acusaram o CC de estar a trair a causa.
Com a faca e o queijo na mão da veneranda, a FRELIMO teve que começar a negociar os termos e, seguidamente, abre mão das exigências da presidente e começa por renovar o seu mandato, continuando assim, a usufruir das benesses que o cargo oferece.
Mas porque o CC não é composto simplesmente pela presidente, cria-se novamente pressão através da CAD para a renovação dos restantes juízes da FRELIMO.
Portanto, o primeiro sinal de alarme, foi o chumbo das reclamações da RENAMO alegando ser o “dono da ave e seguiu-se o chumbo da CDU…Assim, via-se aos olhos do cidadão céptico em ver um CC apartidário, uma luz no fundo do túnel. Debalde, os juizes estavam a criar pressão para a frelimo abrir mão das benesses ao seu.
Seguiu-se o enredo, com o Chumbo da CAD pela CNE, novamente o processo vai para os juízes que já estavam a espera desta cartada final.
É neste episódio que por de trás da esperança da CAD, acontecia a maior negociação política entre os juízes do CC e a Comissão política da FRELIMO, e os juízes do CC tinham como objecto de troca, o acordão que mudaria o cenário político.
Inicialmente para criar mais pressão, os próprios juízes através de alguns X9 espalhados na praça, lançam a narrativa segundo a qual, o CC deu razão a CAD e esta por sua vez voltaria ao jogo político, novamente a frelimo entre em alarme!
Finalmente a FRELIMO sem saída, cede a pressão e chama logo na quinta-feira, antes da divulgação do acordão, os juízes conselheiros para a materialização do negócio político, portanto, é oque vimos seguidamente, os juizes renovaram os seus mandatos.
Os mais atentos, notaram que, numa primeira vista ao acordão, concretamente nas primeiras páginas, o CC dava um sentido ao acordão, oque dá a entender que a decisão foi tomada na quinta-feira depois que a FRELIMO através da sua bancada parlamentar, cumpriu com a sua parte .
Quem esperava uma eleição justa e transparente, pode desde já, tirar o cavalinho da chuva
Fonte: FDJ